Uma das principais profissões que se tem vindo a destacar desde 2020 e com previsões de crescimento para 2021 é a atividade do designer gráfico.
No decorrer desta mudança verificamos o surgimento de elementos impulsionadores da atividade de profissionais e técnicos nesta área, como a transformação nas formas de compra, venda e no crescimento da presença digital de empresas nos media sociais. Assim, os designers gráficos possuem bastantes oportunidades de trabalho para exporem a sua criatividade com o auxílio de boas ferramentas tecnológicas.
Para ficar ocorrente de todas as novidades da área do design para 2021 deixamos aqui algumas tendências:
- Paleta de cores suaves e neutras
Esta mudança no mundo cromático tem vindo a ser notória e não dá sinais de que vai parar tão cedo. Estamos a falar de cores mais suaves e que normalmente são usadas como cores complementares e que representam calma, compreensão e positividade.
- Realismo 3D e profundidade
As imagens 3D estarão em alta em 2021 e continuarão a crescer nos próximos anos e até combinar com conteúdos de outras realidades, como fotos e objetos bidimensionais.
- Imagens monocromáticas
Faz parte destas tendências a criação de conteúdos monocromáticos em elementos gráficos.
- Criação das próprias ilustrações
De forma a tornar os conteúdos visuais mais criativos e ilustrativos da situação do que uma fotografia e também fortalecer ainda mais a sua identidade dando um toque seu a cada ação que desenvolvem.
- Gráficos de dados simplificados
Transformar dados complexos em dados de fácil compreensão e com poucas explicações é um dos objetivos dos gráficos que se tem como tendência para este ano.
- Degradê de cores
Temos o polémico gradiente de cores, que é uma tendência para o ano de 2021, principalmente em logótipos.
- Minimalismo
O minimalismo caracteriza-se, nesta área, essencialmente pela redução de informações, cores simples e por traços finos.
- Animações
As animações, como os GIFs, surgiram no ano de 2020, mas vão acompanhar-nos em 2021 também. Para 2021 a aposta é combiná-los com outros elementos gráficos com o objetivo de transmitir a essência de marcas, campanhas e produtores de conteúdo.
- Elementos e paletas inspiradas nos anos 80
Dentro desta tendência vemos um design cheio de misturas entre o retro e o moderno, com cores chamativas, brilhantes e diversos padrões geométricos.
- Logótipos adaptáveis
- Posts carrossel
Em 2021 os posts carrossel seguem em alta nos media sociais. Trata-se de imagens compartilhadas principalmente no Instagram ou no LinkedIn, redes que suportam esse estilo de imagem, que funcionam como uma espécie de “álbum”, nos quais é possível inserir diversos itens num mesmo post.
- Glassmorphism
Outra forte tendência para 2021 é a utilização do Glassmorphism. As principais características dessa tendência são a transparência (efeito de vidro fosco usando o desfoque), as cores vivas e gradientes para destacar a transparência desfocada.
Assim, para este ano de 2021 temos inúmeras possibilidades criativas para quem atua na área do design gráfico.
A Edicad oferece cursos formativos que permitem investir em conhecimentos e técnicas para acompanhar as tendências do setor.
Consulte as nossas ofertas formativas na loja on-line quer pretenda aprimorar competências ou desenvolver capacidades específicas em programas da área.
Ofertas formativas: