Uma das principais profissões que se tem vindo a destacar desde 2020 e com previsões de crescimento para 2021 é a atividade do designer gráfico.

No decorrer desta mudança verificamos o surgimento de elementos impulsionadores da atividade de profissionais e técnicos nesta área, como a transformação nas formas de compra, venda e no crescimento da presença digital de empresas nos media sociais. Assim, os designers gráficos possuem bastantes oportunidades de trabalho para exporem a sua criatividade com o auxílio de boas ferramentas tecnológicas.

Para ficar ocorrente de todas as novidades da área do design para 2021 deixamos aqui algumas tendências:

  • Paleta de cores suaves e neutras

Esta mudança no mundo cromático tem vindo a ser notória e não dá sinais de que vai parar tão cedo. Estamos a falar de cores mais suaves e que normalmente são usadas como cores complementares e que representam calma, compreensão e positividade.

  • Realismo 3D e profundidade

As imagens 3D estarão em alta em 2021 e continuarão a crescer nos próximos anos e até combinar com conteúdos de outras realidades, como fotos e objetos bidimensionais.

  • Imagens monocromáticas

Faz parte destas tendências a criação de conteúdos monocromáticos em elementos gráficos.

  • Criação das próprias ilustrações

De forma a tornar os conteúdos visuais mais criativos e ilustrativos da situação do que uma fotografia e também fortalecer ainda mais a sua identidade dando um toque seu a cada ação que desenvolvem.

  • Gráficos de dados simplificados

Transformar dados complexos em dados de fácil compreensão e com poucas explicações é um dos objetivos dos gráficos que se tem como tendência para este ano.

  • Degradê de cores

Temos o polémico gradiente de cores, que é uma tendência para o ano de 2021, principalmente em logótipos.

  • Minimalismo

O minimalismo caracteriza-se, nesta área, essencialmente pela redução de informações, cores simples e por traços finos.

  • Animações

As animações, como os GIFs, surgiram no ano de 2020, mas vão acompanhar-nos em 2021 também. Para 2021 a aposta é combiná-los com outros elementos gráficos com o objetivo de transmitir a essência de marcas, campanhas e produtores de conteúdo.

  • Elementos e paletas inspiradas nos anos 80

Dentro desta tendência vemos um design cheio de misturas entre o retro e o moderno, com cores chamativas, brilhantes e diversos padrões geométricos.

  • Logótipos adaptáveis
  • Posts carrossel 

Em 2021 os posts carrossel seguem em alta nos media sociais. Trata-se de imagens compartilhadas principalmente no Instagram ou no LinkedIn, redes que suportam esse estilo de imagem, que funcionam como uma espécie de “álbum”, nos quais é possível inserir diversos itens num mesmo post.

  • Glassmorphism

Outra forte tendência para 2021 é a utilização do Glassmorphism. As principais características dessa tendência são a transparência (efeito de vidro fosco usando o desfoque), as cores vivas e gradientes para destacar a transparência desfocada.

Assim, para este ano de 2021 temos inúmeras possibilidades criativas para quem atua na área do design gráfico.

A Edicad oferece cursos formativos que permitem investir em conhecimentos e técnicas para acompanhar as tendências do setor.

Consulte as nossas ofertas formativas na loja on-line quer pretenda aprimorar competências ou desenvolver capacidades específicas em programas da área.

Ofertas formativas: