A área do web design acaba por abranger duas áreas distintas: a área do design gráfico e a área da programação web. Apesar de serem duas áreas de atuação diferentes, um profissional de web design pode atuar nas duas em simultâneo.
Na área do Design Gráfico o profissional elabora o layout das páginas, a disposição dos textos, banners, conteúdo gráfico, entre outros.
Já na área de Programação Web, o profissional desenvolve lógicas, interfaces e scripts dentro do web site, usando linguagem HTML.
De uma forma muito prática, o Web Designer tem como funções planear, desenvolver e realizar a manutenção de sites e aplicações de internet.
Compete ao profissional de Web Design perceber e conhecer os objetivos de cada cliente para poder elaborar um projeto com um design de páginas online funcional e que esteticamente vá ao encontro das necessidades de cada cliente. Após esta análise o web designer procede ao desenvolvimento de todo o site e atualiza-o sempre que necessário.
Esta profissão permite um trabalho independente e muitos profissionais optam por ser Freelancers, ou seja, trabalhar por conta própria no seu espaço de trabalho que pode ser em casa ou num estúdio próprio. Para que possam atuar de forma independente é importante ter um perfil que lhes permita vender o seu trabalho diretamente ao cliente que, neste caso, podem ser pequenas e médias empresas. Ou seja, criar e investir numa relação sólida com o cliente, entregar valor e resolver os seus problemas.
Esta é uma área de muito futuro e de grande saída profissional. Aposte na sua formação!
Brevemente início do Curso Profissional de Web Design, um curso com uma componente prática lhe permite adquirir competências em várias áreas, já que a construção de páginas requer o domínio de técnicas distintas, como a arquitectura da informação, programação, usabilidade, acessibilidade entre outros.
Fique atento! Para mais informações contacte edicad@edicad.pt