Fotografar interiores de casas e espaços pode ser uma tarefa bastante desafiante. A dificuldade na escolha da perspetiva certa ou o pouco espaço de recuo para obter o ângulo correto podem tornar este tipo de fotografia numa tarefa mais complexa do que à primeira vista possa parecer.

Quer algumas dicas para boas fotografias?

A Edicad ajuda-o:

  1. Use a Luz

Procure usar a luz do espaço, a luz das janelas e, se for caso disso, a luz do flash. Tente equilibrar a luz de forma a evitar zonas demasiado iluminadas ou demasiado escuras, zonas demasiado sobre-expostas ou sub-expostas, pois criarão desequilíbrios e inconsistências na imagem, conferindo-lhe um aspecto pouco profissional. Tenha em especial atenção que diferentes fontes de luz poderão ter diferentes temperaturas de cor.

  1. Escolha a Perspectiva Adequada

Na fotografia de interiores a escolha da perspectiva é fundamental, teste os vários ângulos do espaço, o pouco espaço de recuo é uma limitação constante com que se debaterá quando estiver a fotografar. Fotografe com a câmara encostada à parede se necessário de forma a alargar ao máximo o ângulo de captação e mostrar convenientemente o espaço.

  1. Use lentes grande-angulares se possível

Use lentes com uma distância focal mais curta (maior ângulo de captação) para fazer face às limitações físicas do espaço. Tenha em atenção que as lentes grande-angulares têm mais tendência para distorções na imagem. Se tem dúvidas sobre o que é a distância focal pode sempre reler o artigo sobre o tema que fizemos num post anterior.

  1. Linhas verticais direitas

Mantenha as linhas verticais o mais alinhadas e direitas possível dentro do enquadramento. Para isso, mantenha a câmara direita (não inclinada para a frente nem para trás) e fotografe a uma altura média (de acordo com a altura do espaço). Ter as linhas verticais direitas, criando uma perspectiva correcta do espaço, é um pequeno detalhe que fará uma enorme diferença na qualidade e aspecto profissional das suas imagens.

  1. Acabe com as fotos tremidas

Evite as fotos tremidas ou arrastadas, estas não têm lugar quando se fala de fotografia de interiores. Se não tiver luz suficiente opte pelo uso de um tripé. Considere também usar o temporizador da câmara quando usar o tripé, como medida extra para evitar tremuras nas fotos. Se a questão das fotos tremidas o preocupa, dê uma leitura no nosso post sobre o tema, para poder não cometer erros.

Esperamos que considere úteis as nossas sugestões, mas para se tornar um MASTER da fotografia de interiores, aposte na sua formação.

Inscreva-se na ação de Coimbra, dia 23 de Setembro, de 8 horas e um custo de 40 € (Isento deIVA) – http://gesfor.forinsia.com/Inscricoes/Candidaturas/Secretaria.aspx?idCaracterizacao=1820&idAccao=6029

Para obter mais informações sobre estes ou outros assuntos, efetuar uma inscrição ou simplesmente manifestar o seu interesse, pode contactar-nos através do telefone.: 239 494 069; e-mail: formacao@edicad.pt ou através do site www.edicad.pt