Com o principal objetivo de conectar lugares, têm sido criadas pontes ao longo da história. Algumas das pontes são tão importantes para a sua região que se tornaram marcos das cidades, ou pela sua função ou pela sua beleza. Confira a lista de algumas das 10 mais famosas pontes do mundo.
1 – Golden Gate
É uma ponte suspensa na divisa entre São Francisco e o condado de Marin. Obra prima do Engenheiro Chefe Joseph B. Strauss, que teve como arquitecto consultor Irving F. Morrow, a ponte demorou 7 anos para ser construída e ficou pronta em 1937. Era a ponte span em suspensão mais longa do mundo quando foi construída e tornou-se um dos pontos turísticos mais famosos de São Francisco. A cor vermelho alaranjada característica foi escolhida para que a ponte fosse fácilmente vista através da grossa neblina. O estilo Art Deco foi dado por Morrow.
Com aproximadamente 1,5 km muitos especialistas disseram que não poderia ser feita, por ser uma região com ventos extremos e muita neblina. Foi construída para ajudar o desenvolvimento da cidade de São Francisco. A ponte tem passeio para pedestres e ciclovia, sendo bastante usada por desportistas, além de ser a ponte mais fotografada e foi declarada pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis como uma das Maravilhas do Mundo Moderno.
2 – Tower Bridge
É uma combinação entre ponte basculante e ponte suspensa sobre o Rio Thames e um ponto icônico de Londres. Localizada perto da Torre de Londres, o que lhe deu o nome que possui, foi inaugurada em 1894 e demorou 8 anos para ser construída. A ponte é formada por duas torres unidas no nível superior por duas passagens designadas a contrabalançar o peso da parte suspensa da ponte. A torre com um estilo gótico tem a sua cor mudada com os anos, sendo a última pintura nas cores vermelho, branco e azul em 1977 para os 25 anos de reinado da rainha Elizabeth II (Bodas de Prata). A ponte surgiu da necessidade de manter o fluxo tanto de carros e pessoas como de barcos. Foi feita uma licitação para a construção da ponte e o vencedor foi um dos jurados Horace Jones. Tanto a ponte quanto o castelo que fica perto são um dos pontos turísticos mais visitados no mundo.

Imagem: Orange Smile
3 – Sydney Harbour Bridge
Juntamente com a casa da Ópera, a ponte forma o ponto icônico de Sydney e um dos pontos mais famosos e fotografados da Austrália e do mundo. É a ponte em arco de aço mais alta (não a mais longa) do mundo, com o topo da ponte numa distância de 134 metros acima da Porto de Sydney. Demorou 8 anos para ser construída e foi aberta em 1932. Por causa da contração e dilatação do metal de acordo com a temperatura a ponte não estática, podendo variar 18 centímetros no tamanho. Com a passagem para veículos e também para pedestres a ponte liga a costa norte com o polo de negócios da cidade. Apelidada pelos locais de “The Coathanger”, por causa da seu formato com base em arco, é um ponto de orgulho australiano e durante a passagem do ano a ponte integra a cerimónia de queima de fogos épica que é transmitida pelo mundo pela TV.

Imagem: Vizts
4 – Brooklyn Bridge
É uma das pontes em suspensão mais antiga dos EUA e conecta Manhattan ao Brooklyn sobre o rio Leste. É um ponto icônico de Nova Iorque desde sua abertura em 1883, depois de 14 anos em construção. O arquiteto inicial, John Augustus Roebling, morreu durante a construção deixando o filho, Washington, com a responsabilidade de terminar a construção. É estimado que 4.000 pessoas, 120.000 veículos e 3.100 ciclistas atravessam a ponte todos os dias. Com 496,3 metros era a ponte mais longa do mundo desde a sua construção até 1903.

Imagem: Photography Life
5 – Ponte di Rialto
A ponte em spanning mais velha do Grande Canal é um ponto icônico em Veneza, Itália. Inaugurada em 1591 depois de 3 anos de contrução, com o objetivo de repor a ponte de madeira que colidiu em 1524. O designer Antônio da Ponte ganhou a licitação para construir a ponte de pedra, vencendo artistas como Michelangelo e Palladio. Quando António entregou o seu projeto foi considerado extremamente fora do comum e foram feitas previsões de que a ponte cairia brevemente. Com um arco de 7,5 metros é o ponto mais popular entre os turistas em Veneza, com 2 caminhos que permitindo a apreciação do canal e um com comércio.

Imagem: ABB
6 – Ponte Vecchio
Literalmente a ponte velha, é uma ponte de pedra no estilo medieval famosa por ter comércio desde o seu passado. Antigamente era ocupada por açougueiros que deram lugar às lojas de souvenir, joias e artes da atualidade. É a única ponte em Florença que sobreviveu à Segunda Guerra e tem uma rica história desde o tempo dos romanos. Sobre o rio Arno é a ponte de pedra com enjunta fechada e segmentada mais antiga da Europa. Foi construída em 1345 e reconstruída no século XIV após uma inundação.

Imagem: The Telegraph
7 – Karlův most (Ponte Charles)
A sua construção foi ordenada em 1357 pelo rei Charles IV e teve término no início do século XV. Com um design gótico é um famoso ponto de Praga na República Checa. Segundo a lenda na sua estrutura em paralelepípedo tem uma mistura feita de gema, vinho e leite para garantir a sua força. É o ponto mais visitado em Praga pelos turistas, a vista do rio Vltava é um grande atrativo, mas para ter uma vista ainda mais privilegiada é preciso subir ao topo da Old Town Tower que tem aproximadamente 516 metros e fica no lado antigo da cidade. A ponte tem 621 metros de comprimento e quase 10 metros de altura com 16 arcos protegidos contra o gelo. A ponte foi decorada por volta de 1700 com estátuas e estatuetas no estilo barroco, atualmente substituídas por réplicas. Sua construção foi determinada devido à necessidade e ligar os arredores do castelo com a área comercial da cidade.

Imagem: Papel de parede
8 – Millau Viaduc
Inaugurada em 2004 com uma estrutura de sustentação em cabos e altura 343 metros é a ponte mais alta do mundo. É uma ponte de 4 pistas sobre o vale do rio Tarn perto de Millau na França. A ponte possui 7 pilares de diferentes alturas sendo o segundo o ponto mais alto da França (244,96 m), mais alto que a Torre Eiffel. Foi desenhada pelo arquiteto Norman Foster e teve como engenheiro estrutural Michel Virlogeux. O viaduto demorou 17 anos para ser construído e teve os primeiros traços desenhados em 1987. Construído como uma solução para o excessivo tráfego entre Paris e Espanha, o viaduto recebe vários turistas, tanto que o limite de velocidade foi reduzido de 130km/h para 110 km/h, devido ao fato dos turistas reduzirem a velocidade para tirar fotos. A vista é tão bonita que ganhou o prémio de estrutura de destaque, nos dias nublados podemos ver os carros dirigindo entre as nuvens.

Imagem: Survol de France
9 – Akashi Kaikō Burijji
Também conhecida como Pearl Bridge por causa das mais de mil luzes afixadas ao cabo principal que mudam de cor de acordo com a estação e a época do ano, a ponte tem o comprimento de um span principal de 1.991 metros, o mais longo do mundo de uma ponte em suspensão, no total a ponte tem 3.911 metros e foi inaugurada em 1998, ligando a cidade de Kobe em Honshu a Iwaya na Ilha de Awaji. É a quarta ponte mais alta do mundo e uma das mais longas pontes em suspensão. Com o afundamento de 2 balsas em 1955 que matou 168 pessoas o povo indignado convenceu o governo japonês a construir uma ponte sobre as perigosas águas do estreito de Akashi. Com o terremoto de 1995 as torres foram distanciadas e o span teve que ser alongado.

Imagem: Gyro Photography/ Amanaimages/ Corbis
10 – Si-o-se Pol
Construída entre 1599 e 1602 durante a dinastia Savafid, Si-o-se Pol traduzido do farsi significa ponte de 33 arcos, sobre o rio Zayandeh, a melhor vista da ponte é a noite quando está iluminada. É uma das pontes mais famosas do Oriente Médio. A ponte fica em Isfahan, no Irã e é feita de tijolos e pedras, possui 295 metros de comprimento e 13,75 m de altura.

Imagem: Going Iran
Autora: Juliane Veríssimo
Departamento de Marketing e Comunicação